Prospecção tecnológica de programas para ensino de gestão financeira para crianças

Autores/as

  • Luciana Martins Silva PROFNIT-UNIVASF
  • Paulo Califa Mafra Novaes Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina / PROFNIT UNIVASF
  • Arão Cardoso Viana IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.543

Palabras clave:

Aplicativo, Ensino, Financeira

Resumen

Os dispositivos moveis podem ser ferramentas auxiliadoras no processo de aprendizagem. Este trabalho apresenta uma prospecção tecnológica para aplicativos de smartphones para ensino de gestão financeira infantil. Nesse estudo foram realizadas pesquisa bibliográficas e busca de anterioridades nas seguintes bases de dados  Espacenet, Orbit, INPI, CAPES e SciELO e nas lojas de aplicativos: Apple Store e Google Play Store. Utilizando as palavras-chaves: Aplicativo, ensino, aplicativo, educação financeira, aplicativo, gestão financeira. Foram encontrados 342.573 artigos científicos. A escolha das palavras chaves a serem utilizadas na pesquisa de patentes e nas bases de dados prezou pela objetividade do que se pretende construir a fim de minimizar resultados distantes.

Citas

BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 20 jun 2022.

FANTACHOLI, Fabiane das Neves. O brincar na Educação Infantil:Jogos, Brinquedos e Brincadeiras -Um Olhar Psicopedagógico, Revista Científica Aprender, Maringá, 2011.

FROEBEL, F. A Educação do homem. Tradução de Maria Helena Câmara Bastos.Passo Fundo: UPF, 2001.

DIGITEUM. Digiteum, 2023. Top Mobile App Categories during COVID-19 .

Disponível em: https://www.digiteum.com/top-mobile-app-categories-covid/. Acesso

em: 05 de abr. de 2023.

ORBIT. [Base de dados – Software Online]. Orbit Itelligence, [S.l.], v. 1.9.8, 2019. Disponível em:

https://www.orbit.com. Acesso em: 22 jun. 2022.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual para o depositante de patentes. 2015. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/arquivos/manual-para-o-depositante-de-patentes.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. [Base de dados – Internet]:

Base de Patentes. 2019. Disponível em: http://www.inpi.gov.br. Acesso em: 01 jun. 2022.

COSTA, T. M.; NUNES, M. A. S. N. PROSPECÇAO DE PATENTES DE PERSONALIDADE NOS JOGOS. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 42, 2014. DOI: 10.9771/cp.v7i1.11497. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/11497. Acesso em: 6 jul. 2022.

ANDRADE, Áurea V. de; REIS, D. L. dos S.; FONSÊCA, L. dos S. M. da; ALMEIDA, R. B. F. de; PEREIRA, R. F. de G.; UCHÔA, S. B. B. A Educação Contemporânea e o Advento das Novas Tecnologias: uma prospecção para o ensino brasileiro. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 547, 2018. DOI: 10.9771/cp.v11i2.23266. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/23266. Acesso em: 6 jul. 2022.

D’AQUINO, Cássia de. Educação financeira. Como educar seus filhos .Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

MODERNELL, A. Educação Financeira. 2011. Disponivel em

Ucho.Info> Acesso em: 10 jan. 2023.

https://www.sias.org.br/home/news/aplicativo-de-educacao-financeira-para-criancas

Publicado

2024-03-01

Cómo citar

MARTINS SILVA, L.; CALIFA MAFRA NOVAES, P.; CARDOSO VIANA, A. Prospecção tecnológica de programas para ensino de gestão financeira para crianças. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 501–512, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.543. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/543. Acesso em: 21 nov. 2024.