O saber pedagógico como prática na prevenção de doenças e promoção da saúde no âmbito do SUS

Pedagogical knowledge as a practice in disease prevention and health promotion within the scope of SUS

Autores/as

  • José Wilson da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão Campus Salgueiro
  • Kélvya Freitas Abreu Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão Campus Salgueiro

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v10i3.422

Palabras clave:

Educação em saúde, práticas pedagógicas, SUS

Resumen

A partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o modelo de atenção passa a ter como prioridade a promoção da saúde incluindo as ações de educação para o autocuidado. Portanto, uma comunidade será bem mais saudável quanto maior for sua assimilação sobre os conhecimentos referentes à sua saúde. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo analisar os conhecimentos pedagógicos necessários aos profissionais da atenção primária à saúde, no desenvolvimento de ações educativas que promovam autonomia e protagonismo do usuário na atenção primária, garantindo um consciente autocuidado na prevenção de doenças e empoderamento dos sujeitos envolvidos nos processos saúde-doença. Metodologicamente, o presente estudo se desenvolve como uma pesquisa qualitativa de base interpretativista e de viés bibliográfico/documental, ao tomar como sustentação documentos do Ministério da Saúde (BRASIL, 2010, 2012) e a Lei nº 8.080/1990. Desta forma, compreende-se que, através dos Princípios e Diretrizes do SUS, as políticas e leis que regem esse sistema evidenciam a importância das ações educativas na proteção e prevenção de agravos à saúde. Somado à perspectiva técnica, dialogou-se com a noção do ato de educar em saúde, para isso foi utilizado interrelações com Libâneo (2011), Luckesi (2011), Vasconcelos (2009), Gramsci (1995), entre outros. Em síntese, entende-se para esta investigação que as práticas educativas, fundamentadas em conhecimentos pedagógicos, são importantes no desenvolvimento de ações coletivas que promovam aprendizagem em saúde e previnam doenças. Formar educadores em saúde requer a reflexão de processos teóricos e metodológicos amparados em evidências pedagógicas historicamente construídas.

Biografía del autor/a

José Wilson da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão Campus Salgueiro

Discente do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Pedagogo (UNINASSAU/2017). Bacharel em Odontologia (UEPB/1994). Especialista em Educação Profissional (SENAC/2017).

Kélvya Freitas Abreu, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão Campus Salgueiro

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mestre em Linguística (2011) e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2008).

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

SILVA, J. W. da; ABREU, K. F. O saber pedagógico como prática na prevenção de doenças e promoção da saúde no âmbito do SUS: Pedagogical knowledge as a practice in disease prevention and health promotion within the scope of SUS. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.422. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/422. Acesso em: 22 dic. 2024.