PROEJA e seu Currículo

Autores/as

  • Ronielle Batista Oliveira Santos Instituto Federal de Sergipe
  • Erbs Cintra de Souza Gomes Instituto Federal do Sertão IF Pernanbucano
  • Maria Silene da Silva Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.408

Resumen

O objetivo deste artigo é provocar uma reflexão sobre o conceito do currículo PROEJA .Devido a uma natureza especial, muitos discentes se relacionam com realidades semelhantes de injustiça, por esse motivo precisamos pensar a educação ou as aprendizagens necessárias  dos jovens, que tampouco se esgota na parte explícita do projeto de socialização cultural nas escolas.Para analisar e contextualizar as propostas do currículo, para entendermos melhor como funciona fizemos um breve levantamento da definição de currículo e como ele é importante para a construção do saber discente visando proporcionar um processo de ensino de conversação crítico e libertador por meio da estruturação de seu currículo e de propostas de programas. 

Faz-se necessário reconsiderar nossas práticas, nossa construção de currículo ajustando as ações pedagógicas para promover o efetivo exercício da cidadania e também perceber que a sala de aula constitui-se em um ambiente com diferentes vivências que podem ser aproveitadas para estimular os alunos facilitando e dinamizando as aulas, bem como criando espaços para o desenvolvimento pessoal através de diversas experiências e vivências independente das dificuldades que o aluno traga consigo, prática de um currículo vivo construído por todos os elementos participantes do ambiente escolar e que viabilizem novas práticas educativas, possibilita uma maior aproximação entre esses diferentes sujeitos e o objeto de conhecimento, caracterizando assim uma unificação entre os saberes escolares, os saberes dos professores e os saberes dos alunos

Citas

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ed. Atlas, 1994.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa:planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3ed. Atlas, 1996.

LOCH, J.M.P. et al. EJA: Planejamento, metodologias e avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2009.

MOLL, J. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: Desafios, Tensões e Possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SACRISTÁN, J. G.; O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F da Fonseca Rosa- 3ed- Porto Alegre Artmed2000.

SANTOS, S. V. Possibilidades para EJA, possibilidades para Educação Profissional: O PROEJA ,2008.

SILVA, T. T. Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas politicas. São Paulo. Ação Educativa, 2003.

Publicado

2024-09-16

Cómo citar

BATISTA OLIVEIRA SANTOS, R.; CINTRA DE SOUZA GOMES, E.; SILENE DA SILVA, M. PROEJA e seu Currículo. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1635–1642, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.408. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/408. Acesso em: 16 oct. 2024.