O que é Ciência? Concepções de Professores de Ciências e de Estudantes de Licenciatura em Física da Região de Salgueiro-PE Sobre a Natureza da Ciência.
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v3i1.178Palabras clave:
Ensino de ciências, natureza da ciência, epistemologiaResumen
Discute-se, neste trabalho, as compreensões epistemológicas dos professores de ciências das escolas estaduais da região de Salgueiro-PE, assim como de alunos de licenciatura em Física do IF Sertão-PE campus Salgueiro. Foi realizada uma entrevista, com a intenção de avaliar as concepções dos entrevistados acerca da natureza da ciência investigando quais fatores os motivaram a estudar/ensinar física. As entrevistas foram gravadas e posteriormente foi feita uma análise quali-quantitativa dos dados obtidos. Os resultados iniciais mostraram que em geral, os estudantes não queriam estudar física, e que tanto discentes quanto os educadores têm visões inadequadas em relação à natureza da ciência. Ultimamente pesquisas têm indicado que uma compreensão distorcida sobre a natureza da ciência se configura como um obstáculo ao aprendizado sobre ciência. O atual objeto de estudo deste trabalho deve fornecer elementos que indiquem o que os estudantes entendem por ciência e como de se dá a produção do saber científico, possibilitando, a partir de então, propor estratégias que os possibilitem uma visão mais adequada acerca do trabalho cientifico.Citas
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir;
DELIZOICOV Demétrio. Concepções Sobre a
Natureza da Ciência Num Curso de Ciências
Biológicas: Imagens Que Dificultam a
Educação Científica Investigações em Ensino
de Ciências – V12(2), pp.157-181, 2007.
CAMARGO, Sergio; NARDI, Roberto;
GHIOTTO, Renato Carlos Tonin; CALUZI,
João José; XAVIER, José Armando; RUBO,
Elisabete Aparecida Andrello; RUGGIERO,
Lígia de Oliveira. A Reestruturação do Projeto
Pedagógico de um Curso de Licenciatura em
Física de uma Universidade Pública:
Contribuições de Licenciandos Ao Processo.
Revista Ensaio | Belo Horizonte | v.14 | n. 03 |
p. 217-235 | set-dez | 2012.
EL-HANI, Charbel Nino. Notas sobre o ensino
de história e filosofia da ciência na educação
científica de nível superior. Pp. 3-21 in:
SILVA, Cibelle Celestino (org.). Estudos de
história e filosofia das ciências: Subsídios para
aplicação no ensino. São Paulo: Editora
Livraria da física 2006.
MARTINS, Roberto de Andrade. Introdução: A
história das ciências e seus usos na educação.
Pp. XXI-XXXIV in: SILVA, Cibelle Celestino
(org.). Estudos de história e filosofia das
ciências: Subsídios para aplicação no ensino.
São Paulo: Editora Livraria da física 2006.
MOREIRA, Marco Antonio; MASSONI,
Neuza Terezinha; OSTERMANN, Fernanda.
História e epistemologia da física na
licenciatura em física: Uma disciplina que
busca mudar concepções dos alunos sobre a
natureza da ciência. Revista Brasileira de
Ensino de Física, 2007, p. 127-134, n.1, 29 v.
TEXEIRA, Elder Sales; EL-HANI, Charbel
Niño; JR, Olival Freire. Concepções de
estudantes de física sobre a natureza da ciência
e sua transformação por uma abordagem
contextual do ensino de ciências. Revista
Brasileira de Pesquisa em Educação em
Ciências, 2001, p. 111-123, n.3, 1 v.
MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino
de ciências: A tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino
de Física, 1995, p. 162-21412, n.3.
BAPTISTA Mónica; FREIRE Sofia;
CARVALHO Carolina; FREIRE Ana;
AZEVEDO Mário; OLIVEIRA Teresa.
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO:
Uma Oportunidade Para Questionar Práticas
de Sala de Aula e Reconstruir Identidades
Escolares. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.13 |
n.02 | p.151-170 | mai-ago | 2011.
VIDEIRA, Antonio Augusto P. Breves
considerações sobre a natureza do método
científico In: SILVA, Cibelle Celestino (org.).
Estudos de história e filosofia das ciências:
Subsídios para aplicação no ensino. São
Paulo: Ed. Livraria da Física, 2006. Págs.
-40
PÉREZ, Daniel Gil; MONTORO, Isabel
Fernández; ALÍS, Jaime Carracosa;
CACHAPUS, António; PRAIA, João. Para
uma imagem não-deformada do trabalho
científico. Ciência e Educação, 2001, p. 125-
, n. 2, 7 v.
SCHOROEDER, Carlos. A importância da
física nas quatro primeiras séries de ensino
fundamental. Revista Brasileira de Ensino de
Física, 2007, p. 89-94, n. 1, 29 v.
NOGUEIRA, Luciana Valéria;
TAVARES, Tatiana; Análise das concepções
sobre a natureza da ciência em estudantes
mediadas por sequência didática centrada na
replicação de experimentos históricos
darwinianos. In: 13o Seminário Nacional de
História da Ciência e da Tecnologia, 03-
/09/2012. Sociedade Brasileira de História da
Ciência 2012.