Ecopedagogia para a convivência com o Semiárido Brasileiro
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https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.1352Resumen
O presente trabalho discorre sobre a realização do Recaatingamento em Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto no norte da Bahia. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar e sistematizar a literatura sobre os resultados alcançados pelo Recaatingamento desenvolvido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) no Semiárido Brasileiro em parceria com Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto. A metodologia desenvolvida consistiu em uma revisão narrativa de literatura, na qual foram estudadas 26 publicações entre 2010 e 2023 contou com a utilização dos softwares Atlas.ti e StArt para a organização dos dados, com base na Análise de Conteúdo. Como principais resultados, o estudo aponta que as práticas Ecopedagógicas têm resultados diretos e indiretos para a melhoria da Caatinga e para o conjunto das formas de vida que nele habitam. Ademais, inaugura o termo ecometodologia como nomenclatura apropriada ao Recaatingamento desenvolvido para a conservação da Caatinga em pé e recuperação de suas áreas degradadas. A conclusão do estudo aponta a necessidade de expansão do Recaatingamento, sobretudo com o apoio de políticas públicas.
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