Ludicidade e aprendizagem significativa na formação de estudantes em educação ambiental: relato de experiência

Autores/as

  • Cláudia Lilian Alves dos Santos UNEB-Graduação em Ciências Biológicas UESC- Mestrado em Zoologia
  • Kellison Lima Cavalcante IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i1.105

Palabras clave:

Intervenção, Práticas lúdicas, Conservação, Biodiversidade

Resumen

A Educação Ambiental (EA) trata-se de uma proposta educativa que visa instruir sobre as práticas sustentáveis, promover debates de ideias diante das questões ambientais e se instaurar uma cultura de utilização racional dos recursos naturais. Diante dessa perspectiva, o presente estudo objetiva relatar a experiência docente da intervenção de Educação ambiental através de práticas lúdicas na formação dos discentes do IFBA. O trabalho foi estruturado em duas etapas: (1) Orientação aos discentes aplicadores da EA e elaboração do plano de ação; (2) Intervenções da EA em duas escolas de Ensino infantil e fundamental I. A intervenção realizada pelos discentes do IFBA em duas instituições de ensino infantil e fundamental I selecionadas foi procedida através de palestras adequadas a faixa etária do público alvo e realização de oficinas de confecção de projéteis e práticas lúdicas. Formentou-se ações de conservação da biodiversidade por intermédio de intervenção com práticas lúdicas de EA. Contudo, a veiculação da ludicidade atrelada ao âmbito da EA tem grande relevância no apelo de práticas conservacionistas.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

SANTOS , C. L. A. dos .; CAVALCANTE, K. L. . Ludicidade e aprendizagem significativa na formação de estudantes em educação ambiental: relato de experiência. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 73–87, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i1.105. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/105. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas - Artigos