O Jogo Lúdico Baralho Químico e Modelos Moleculares para o Ensino de Funções Orgânicas

Autores

  • Maria das Graças Santos Rodrigues Escola Estadual São José
  • Carlos Monteiro Da Silva Junior Escola Estadual Manoel Messias Barbosa
  • Delza Cristina Guedes Amorim IFSertãoPE
  • Maria Leopoldina Veras Camelo IFSertãoPE
  • Debora Santos Carvalho dos Anjos IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i1.75

Palavras-chave:

química, modelos moleculares, jogos lúdicos

Resumo

Este projeto foi desenvolvido a partir da busca por estratégias diferenciadas que permitam ao aluno a construção do conhecimento de forma lúdica. Os objetivos deste trabalho consistiram na aplicação do Jogo Lúdico Baralho Químico e na construção de modelos moleculares para o ensino de funções orgânicas. Neste contexto, o despertamento do interesse pela ciência e o fortalecimento da interação entre discentes e docentes também são almejados. A pesquisa aqui descrita caracteriza-se como uma pesquisa-ação, de natureza quali-quantitativa. A intervenção didática foi realizada na Escola Estadual Jesuíno Antônio D’Ávila, Petrolina–PE. As seguintes etapas foram realizadas: (1) Levantamento dos conhecimentos prévios; (2) Discussão do tema funções orgânicas e construção dos Modelos Moleculares; (3) Elaboração do Jogo Lúdico Baralho Químico; (4) Aplicação do Jogo Lúdico Baralho Químico e (5) Avaliação da aprendizagem. Os modelos moleculares e o jogo lúdico foram de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que percentagens de acertos entre 55 e 93% foram obtidas. Constatou-se também 100% de aceitação da metodologia utilizada. Um grande aproveitamento das atividades propostas foi então observado, o que vem reforçar a importância da busca e utilização de novas metodologias no ensino de química que venham a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Além disto, foi possível uma forte interação entre os alunos, fundamentais para a construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Maria das Graças Santos Rodrigues, Escola Estadual São José

Especialista em Ensino de Química e Biologia e Licenciada em Química.

Carlos Monteiro Da Silva Junior , Escola Estadual Manoel Messias Barbosa

Mestre em Ciências dos Materiais, Especialista em Ensino de Química e Biologia e Licenciado em Química.

Delza Cristina Guedes Amorim , IFSertãoPE

Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiárido.

Maria Leopoldina Veras Camelo, IFSertãoPE

Doutora em Química Orgânica.

Debora Santos Carvalho dos Anjos , IFSertãoPE

Doutorado em Química Inorgânica, Mestrado em Química Inorgânica, Especialização em Ensino de Química e Biologia.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

RODRIGUES, M. das G. S. .; SILVA JUNIOR , C. M. D. .; AMORIM , D. C. G. .; CAMELO, M. L. V. .; ANJOS , D. S. C. dos . O Jogo Lúdico Baralho Químico e Modelos Moleculares para o Ensino de Funções Orgânicas. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 117–129, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i1.75. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/75. Acesso em: 28 mar. 2024.