Pedagogia da alternância:

história e metodologia

Authors

  • Maria do Socorro Tavares Cavalcante Vieira IFSertãoPE
  • Vivianni Marques Leite dos Santos UNIVASF
  • Silvia Helena Nogueira Turco UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.406

Keywords:

Educação do campo, Práticas Pedagógicas, Juventude rural;

Abstract

The Pedagogy of Alternation is extended to rural populations, aiming to work educational proposals and, influenced by the scenario of popular actions, presents its pedagogical practice contextualized and linked to a social practice. In this context, the present article aimed to seek subsidies for understanding the origin of the Pedagogy of Alternation and how its methodologies have been built since then. Ten articles were analyzed, published in indexed databases, which presented in the title, abstract, theoretical framework and conclusions the proposal to describe the Pedagogy of Alternation from different experiences between the years 2000 and 2019, excluding those that did not carry any concept related to the theme. The qualitative method used was the literature review. This type of study consists of searching from previously published material, gathering relevant studies on a given issue, using scientific articles made available physically or online, with the intention of carrying out a consistent review. As a result, it was found that to describe the history and methodologies related to alternation, it is essential to consider social, cultural and individual variables presented by the authors in their studies. It was also proved that isolating only the premise “pedagogy of alternation” does not allow the understanding of its meanings, making its uses difficult, especially in academic matters, in which complex and dynamic relationships occur. If, on the one hand, the authors studied allowed us to approach their concepts to understand the phenomena involved, on the other hand, it is necessary to pay attention to their differences and specificities, which should guide new research approaches on the subject.

Author Biographies

Vivianni Marques Leite dos Santos, UNIVASF

raduação em Engenharia Química (1997), mestrado em Engenharia Química (2000), na área de Processos Químicos Industriais, e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Professora Titular na UNIVASF. Coordenadora BRAZIL (Global Education National). Diretora Institucional de Inovação Tecnológica de abril de 2016 a 11 de setembro de 2020. Coordenadora da Regional FORTEC-NE 2019-2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação no ponto focal UNIVASF (junho 2018- abril 2021). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em nível de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Experiência e formação complementar em Propriedade Intelectual no Japão. Presidente das Comissões Avaliadoras de Pedidos de Patente e de Pedidos de Registros de Programa de Computador sob titularidade da UNIVASF. Docente efetiva do Mestrado Profissional em Gestão Pública no ano de 2017. Editora chefe da Revista Indicação Geográfica e Inovação (INGI). Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UNIVASF de 2012 a 2017. Coordenadora do Colegiado Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção no biênio 11/2009-10/2011 e da CPA/UNIVASF no período de 11/2011 a 03/2016. Líder do grupo de pesquisa: "Propriedade Intelectual e Inovação em Processos, Produtos e Serviços, desde 2009". Experiência nas áreas: Gestão Ambiental, Gestão da Inovação, Agroenergia, Reciclagem, Impactos Ambientais e Modelagem Molecular. Também experiência como docente pesquisadora, orientadora e coordenadora em cursos na modalidade EaD

Silvia Helena Nogueira Turco, UNIVASF

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1997), pós-doutorado na Embrapa Semiárido (1997 a 1999) e na University of the California, EUA (2008 a 2009). Foi Professora Titular do curso de agronomia da Universidade do Estado da Bahia (1999 a 2008), atualmente professora associada da Universidade Federal do Vale do São Francisco, foi coordenadora do Mestrado em Engenharia Agrícola da Univasf de 2011 a 2015 e de novembro de 2015 a maio de 2018 atuou como vice-coordenadora do Mestrado em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Em 2019 iniciou sua participação como professora permanente no programa de Doutorado Professional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UNIVASF. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Construções Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiência animal, bioclimatologia animal, instalações agrícolas, conforto térmico animal e agropecuária de precisão.

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Published

2023-03-23

How to Cite

TAVARES CAVALCANTE VIEIRA, M. do S.; MARQUES LEITE DOS SANTOS, V.; NOGUEIRA TURCO, S. H. Pedagogia da alternância: : história e metodologia. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 144–162, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i1.406. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/406. Acesso em: 22 dec. 2024.