Categorizing Librarians' Perceptions about Inclusive Services aimed at Deaf Students in Professional and Technological Education

Authors

  • Andréa Cardoso Castro Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • Marcos Paulo de Assis Castro Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) // Núcleo de Acessibilidade
  • Luma da Rocha Seixas universidade Federal da Bahia (UFBA) // Instituto de Computação – Departamento de Computação Interdisciplinar – Campus Ondina
  • Rosangela Maria de Melo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) // Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0002-7584-5230

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.1077

Keywords:

Deaf Students, Libraries, Inclusion, Professional and Technological Education

Abstract

This article aimed to categorize librarians' perceptions about inclusive services aimed at deaf students in <hidden for evaluation> libraries, especially in Professional and Technological Education (EPT). It is known that the library at EPT is marked as a learning space aimed at serving students from different teaching modalities. However, from an inclusive point of view, the literature confirms that assistance to deaf students lacks a focus on offering inclusive services suitable for this public in their academic journey at EPT. To this end, an exploratory study with a descriptive nature was developed in the context of librarians on the campuses of the Federal Institute of <hidden for evaluation> in two phases, using questionnaires and interviews respectively. The results indicated 03 (three) predominant categories, namely: Institutional disarticulation, communicational barrier and instrumental barrier, all with specific indicators essential to the development of inclusive services for this public. The results also revealed and structure the reality of <hidden for evaluation> libraries and can serve as guidelines for the development of different studies in the universe of Federal Institutes.

References

ALMEIDA, J. L. S. FREIRE, G.H. A. A biblioteca multinível no IFPB Campus Sousa: conceito, descrição e finalidade. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 520-537, maio/ago. 2018. Disponível em: https://is.gd/EjqbfH. Acesso em: 8 de abr. 2022.

ANDRADE. S. A educação geográfica de estudantes surdos em uma escola polo da Grande Florianópolis. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) –Universidade Federal em Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://is.gd/eVGZZh. Acesso em: 7 fev. 2023.

AZEVEDO, K. R. de. Letramento informacional em bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo: o trabalho do bibliotecário frente às demandas e necessidades informacionais dos estudantes. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado) - Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/tjhwr7vb. Acesso em: 8 ago. 2023.

BARBOSA, E. C. B. F. Inclusão Educacional: a acessibilidade dos usuários com deficiência visual e/ou motora da Biblioteca do IFCE –Campus Fortaleza. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://is.gd/XlXM3D. Acesso em 02 mar. 2022.

BECKER, C. da R. F.; FAQUETI, M. F. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFC, 2015.

BIFF, V. L. A colaboração entre bibliotecários e professores para a promoção da leitura nas bibliotecas dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul: Perspectivas para elaboração de um guia de orientações a bibliotecários. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório. Disponível em: https://tinyurl.com/bdhzr2es. Acesso em: 02 set. 2023.

CHARTIER, A. Discurso sobre a leitura 1880-1980. São Paulo: Ática, 1995.

CONCEIÇÃO, C. S. da. Leitura nas bibliotecas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus da Grande Florianópolis: percepções e práticas dos bibliotecários. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://tinyurl.com/mr2w9wvp. Acesso em: 10 ago. 2023.

COSTA, M. K. A. Inclusão e acessibilidade nas bibliotecas universitárias: a formação e atuação do bibliotecário. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) -Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://is.gd/TNqCYX. Acesso em: 22 mar. 2022.

CRISPIM JUNIOR, M.; BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A. dos. Os Surdos e os ambientes informacionais. In.: Seminário em Ciência da Informação –SECIN. 7, 2017. [Anais]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. p. 576-585. Disponível em: https://is.gd/TrnyS8. Acesso em: 23 jul. 2021.

CUNHA JUNIOR, E. P. da. O embate em torno da Políticas Educacionais para Surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

CUNHA, Mariane. Maria. de Carvalho. Inclusão de Surdos: a importância da acessibilidade de informações institucionais para efetivação de uma educação inclusiva. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Branco, 2020. Disponível em: https://is.gd/8dbANH. Acesso em: 06 nov. 2021.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES BIBLIOTECÁRIAS. Diretrizes para Serviços de Biblioteca para Surdos. IFLA relatórios profissionais, 2004. Disponível em: https://is.gd/dkGNaV. Acesso em: 16 abr. 2022.

FREITAS, C. R. de. A Inclusão de alunos Surdos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: e agora o que fazer? 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://is.gd/gEaBC6. Acesso em: 15 nov. 2021.

FULAS, Tatiana de Andrade. O livro acessível a cegos e surdos: as políticas públicas e o mercado editorial. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado) – Educação na Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: https://tinyurl.com/4tec8fh7. Acesso em: 02 set. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIMENES, T. M. A. de A. Sensibilização para inclusão de pessoas com Surdez no Ensino Médio Integrado do IFMT Campo Novo do Parecis, MT. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Mato Grosso, Parecis, 2020. Disponível em: https://is.gd/KIV1dI. Acesso em: 14 nov. 2021.

GROGAN, D. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

MACHADO, F. S. O ciclo de políticas no contexto da educação profissional inclusiva: efeitos no trabalho do NAPNE no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 2021. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2021. Disponível em: https://is.gd/254hr6. Acesso em: 07 out. 2021.

MANGAS, S. F. A. Como planificar e gerir um serviço de referência. Biblios, n. 28, p. 1-31, abr./jun. 2007. Disponível em: https://is.gd/XznWAE.pdf. Acesso em: 2 abr. 2022.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2003.

MATTOS, A. L. de O. PINHEIRO, M. O perfil das novas bibliotecas escolares-universitárias (bibliotecas mistas) nas instituições de ensino privado no estado de Santa Catarina. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 171-184, jan./jul., 2006. Disponível em: https://is.gd/f9PdgD. Acesso em: 01 mar. 2022.

MELO, R. G. de. Inclusão em formação: contribuições para o acesso de pessoas com deficiência aos cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: https://is.gd/Uh0nTS. Acesso em: 20 out. 2021.

MENEZES, M. R. de O. Formação de professores para promoção da inclusão escolar de alunos Surdos no contexto da educação profissional e tecnológica de ensino médio. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Alagoas, Maceió, 2020. Disponível em: https://is.gd/o7UFxz. Acesso em: 11 nov. 2021.

MIGLIOLI, S.; SANTOS, G. A. dos. Acessibilidade e serviços inclusivos para minorias sociais: a Biblioteca do instituto Nacional de Educação dos Surdos. Revista ACB, Santa Catarina, v. 22, n. 1, p.136-149, dez/mar. 2017. Disponível em: 194https://is.gd/XFCKja. Acesso em: 11 mar. 2022.

MILANESI, L. C. O que é biblioteca. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

MOUTINHO, S. O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI: Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. Disponível em: https://is.gd/ZDKXzi. Acesso em: 08 mar. 2022.

MOREIRA, C. dos S. Ação educativa dos bibliotecários: um repensar da sua práxis profissional nos Institutos Federais. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/bd5vuhsr. Acesso em: 10 ago. 2023.

NUNES, A. V. de N. Biblioteca inclusiva: identificando estratégias e especificando recomendações para o suporte aos estudantes com deficiência visual no Ensino Profissional e Tecnológico. 2021. 245 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2021. Disponível em: https://is.gd/g9j6Aq. Acesso em 26 fev. 2022.

PUPPO, D. T. Acessibilidade e inclusão: o que isso tem a ver com os bibliotecários. In: PUPO, D. T.;

MELO, A. M.; FERRÉS, S. P. (Org.). Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas: UNICAMP, 2008.

QUADROS, Ronice Müller de. Estudos de Língua de sinais: uma entrevista com Ronice Müller de Quadros. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL, vol. 10, n. 19, 2012. Disponível em: https://is.gd/DnLqvt. Acesso em: 09 fev. 2023.

SALA, F. As contribuições da biblioteca na formação escolar: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 19, 2016, Manaus. Anais [...] Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2016. p. 1-10. Disponível em: https://is.gd/GQI3MW. Acesso em: 15 mar. 2022.

SANTOS, Jeane G. dos. A biblioteca na Educação Profissional: análise das práticas educativas de serviço de referência desenvolvidas nas bibliotecas do Instituto Federal de Sergipe. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) –Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, Aracaju, 2019. Disponível em: https://is.gd/DdUJF7. Acesso em: 23 set. 2021.

SANTOS, J. M. O processo evolutivo das bibliotecas da antiguidade ao renascimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 175-189, Jul./dez. 2012. Disponível em: https://is.gd/VfrOBf. Acesso em: 23 mar. 2022

SASSAKI, R. K. Inculsão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, p.10-16, 2009. Disponível em: https://is.gd/jT3B6G. Acesso em: 7 out. 2021.

SILVA, W. C. da. Miséria da biblioteca escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

VIEIRA, R. da M. Introdução à Teoria Geral da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

Published

2024-09-16

How to Cite

CASTRO, A. C.; CASTRO, M. P. de A.; SEIXAS, L. da R.; MELO, R. M. de .; MELO FILHO, I. J. de. Categorizing Librarians’ Perceptions about Inclusive Services aimed at Deaf Students in Professional and Technological Education. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1412–1432, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i3.1077. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1077. Acesso em: 21 dec. 2024.