Piaget e o Método Ativo no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Neri da Silva Xavier IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Luciana Cavalcanti Azevedo IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.88

Palavras-chave:

Método Ativo, Ensino Profissional, Teoria da aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar a possibilidade de aplicação dos métodos ativos propagados por Jean Piaget no Ensino Profissional e Tecnológico. Inicialmente foi feita uma abordagem sobre a pesquisa da Epistemologia Genética realizada por Piaget cujo objetivo era compreender a gênese e a evolução do conhecimento. Em seguida foi traçando um paralelo entre a concepção Piagetiana e a trajetória da Educação Profissional ao longo do contexto histórico e político de nosso país. Elencamos a partir desta pesquisa, um rol de concepções pedagógicas, que refletem nas práticas docentes e mais explicitamente nos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico de autores que vem dialogando sobre métodos ativos, Educação Profissional e teorias pedagógicas na educação, considerando as contribuições de autores como Freire (1996); Saniani(2003;2007); Libâneo(1990; 2005); Barbosa e Moura (2013); Nogueira e Leal (2015); Araújo e Frigotto(2015); Kuezer e Grabowsk(2016); Diesel, Marchersan e Martins (2016); Macedo, et al (2017); Junior e Nascimento (2018).

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

XAVIER, N. da S. .; OLIVEIRA, C. A. de .; AZEVEDO , L. C. . Piaget e o Método Ativo no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 116–133, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.88. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/88. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos