Os praiás do sertão: Uma análise filosófica dos espaços imaginários promovidos pelo rito indígena da jurema

Autores

  • Gabriel Kafure da Rocha IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.50

Palavras-chave:

Máscara, Dança, Encantaria

Resumo

O presente artigo pretende fazer uma análise da simbologia da Jurema no imaginário indígena nordestino de Pernambuco, de como tal prática se constitui numa retomada de uma unidade política do índios do sertão. Nesse sentido, o objetivo dessa investigação é entender em que medida a ciência da jurema é uma prática comunitária que constrói um espaço de encontro e quais os elementos do imaginário que constituem esse rito. Para isso, utilizaremos de um referencial teórico ligado aos estudos do imaginário como Gilbert Durand, Gaston Bachelard, assim como estudos antropológicos sobre os Praiás entre os índios do sertão.

Biografia do Autor

Gabriel Kafure da Rocha, IFSertãoPE

Doutorado em Filosofia pela UFRN, Mestre em Filosofia pela UFPI, Especialista em Metodologias do Ensino Superior pela UFMA e Graduado em Filosofia pela UFPE

Referências

ALBUQUERQUE, Marcos. A intenção pankararu (a “dança dos praiás” como tradução intercultural na cidade de São Paulo). Cadernos do LEME, Campina Grande, vol. 2, nº 1, p. 2 – 33. jan./jun. 2010.

ARRUTI, José Maurício. “Quilombos”. In: SANSONE, Livio e PINHO, Osmundo. Raça: novas perspectivas antropológicas. 2 ed. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia; EDUFBA, 2008, pp. 315-350.

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. Trad. José Américo Pessanha. São Paulo: Difel, 1986.

BARRETTO, Juliana. Corridas do Imbu: Rituais e imagens entre os índios Karuazu. Dissertação de mestrado do PPG de Antropologia da UFPE. Recife, 2010.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Trad. Helder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

LIMA, Oswaldo. Observações sobre o "vinho da Jurema" utilizado pelos Índios Pancarú de Tacaratú (Pernambuco) Arquivos do Instituto de Pesquisas Agronómicas, vol. 4, pp. 45-80, 1946.

NIMUENDAJU, Curt. Mitos indígenas inéditos na obra de Curt Nimuendaju. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n° 21, 1986.

TROMBONI, Marcos. Parte I - Índios e caboclos na formação da nação brasileira: A Jurema das ramas até o tronco: ensaio sobre algumas categorias de classificação religiosa. In: CARVALHO, MR., and CARVALHO, AM., org. Índios e caboclos: a história recontada[online]. Salvador: EDUFBA, 2012, pp. 95 - 125

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

ROCHA, G. K. da . . Os praiás do sertão: Uma análise filosófica dos espaços imaginários promovidos pelo rito indígena da jurema. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 172–177, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.50. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/50. Acesso em: 22 dez. 2024.