A Máquina de Heron: Desenvolvimento de um procedimento experimental para o ensino da Termodinâmica a fim de entender as máquinas térmicas.

Autores

  • Wellington Gonçalves De Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro
  • Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio IF Sertão PE - Campus Salgueiro

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v9i2.214

Palavras-chave:

Ensino de física, Termodinâmica, Máquina de Heron, Experimento

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de um experimento simples e de baixo custo que contribua com o ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados a Termologia, abordando principalmente o conceito das máquinas térmicas. A metodologia proposta pode fornecer à construção de conhecimentos a partir das ideias e interações prévias dos estudantes com a observação do experimento. Com isso, espera-se que o planejamento e execução de atividades práticas no ensino possa vir com o intuito de formar alunos como sujeitos críticos e interativos mediante aos assuntos científicos, além de tornar as aulas em sala mais dinâmicas e atrativas. Este experimento foi desenvolvido a fim de criar um dispositivo baseado no modelo de Heron de Alexandria, para demostrar que as máquinas térmicas transformam a energia térmica em trabalho mecânico, no contexto da primeira lei da termodinâmica.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

WELLINGTON GONÇALVES DE ANDRADE; THIAGO ALVES DE SÁ MUNIZ SAMPAIO. A Máquina de Heron: Desenvolvimento de um procedimento experimental para o ensino da Termodinâmica a fim de entender as máquinas térmicas. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 121–130, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i2.214. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/214. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra - Artigos