Ciência e música nas melodias da zampoña

Autores

  • Francisco Nairon Monteiro Júnior UFRPE
  • Liz Maioly Muñoz Albarracín

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v1i2.198

Palavras-chave:

ciência, música, zampoña, ensino de ciências

Resumo

RESUMO: A análise das relações entre ciência e música pode revelar um imbricado e surpreendente mundo que, considerado para fins educacionais, pode se corporificar em interessantes aulas de matemática e ciência do som, onde os elementos culturais podem ser incorporados. A construção e análise física de instrumentos musicais, bem como a criação de timbres sintetizados na música eletrônica são apenas alguns exemplos do vasto campo da acústica em que a ciência e a matemática encontram-se presentes. A utilização de tais contextos no ensino tem se tornado matéria de pesquisa nos últimos tempos. Alinhados com esta preocupação, apresentamos duas atividades, sendo uma no ensino de progressões geométricas e outra no ensino de acústica, por meio da análise de um interessante instrumento musical de origem andina, conhecido como Zampoña. Inicialmente, apresentamos a escala cromática de 12 tons, identificando-a como uma progressão geométrica. Em seguida, analisamos as notas presentes no instrumento musical, identificando o padrão de intervalos subjacente à variação do comprimento dos tubos do instrumento. Por fim, propomos a construção de um instrumento similar considerando o padrão de intervalos da escala cromática, apresentando interessantes ligações entre conceitos da acústica física e da acústica musical.

Referências

ABDOUNUR, O. J. Matemática e música: o pensamento analógico na construção de significados. 1. ed. São Paulo: Escrituras, 1999, 315p.

ARCE, J. P. Sonido rajado: the sacred sound of chilean pifilca flutes. The Galpin Society Journal, v. 51, p. 17-50, 1998.

BARBOUR, J. M. Bach and "The Art of Temperament". The Musical Quarterly – Oxford University Press, Cary, NC, USA, v. 33, n. 1, p. 64-89, jan. 1947. Disponível em :<http://www.jstor.org/stable/739436>. Acesso em: 26 nov. 2009. eISSN 1741-8399.

______. Irregular Systems of Temperament. Journal of the American Musicological Society - American Musicological Society, Brunswick, ME, USA, v. 1, n. 3, p. 20-26, 1948. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/830012>. Acesso em: 30 nov. 2009. ISSN 0003-0139.

______. Tuning and Temperament: a historical survey. East Lansing, MI, USA: Michigan State College Press, 228 p., 1951. ISBN-10: 0306704226. ISBN-13: 978- 0306704222.

BARNES, J. Bach's Keyboard Temperament: Internal Evidence from the Well-Tempered Clavier. Early Music – Oxford University Press, Cary, NC, USA, v. 7, n. 2, p. 236-249, 1979. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/3126342>. Acesso em: 26 nov. 2009. eISSN 1741-7260.

BARRETT, J. R. Interdisciplinary work and musical integrity. Music Educators Journal, v. 87, n. 5, p. 27-31, mar. 2001.

BAUMANN, M. P. Music, dance, and song of the Chipayas. Latin American Music Review,

v. 2, n. 2, p. 171-222, 1981.

CARPEAUX, O. M. Uma nova história da música. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de

Jacques Chonchol. 7a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia do oprimido. 17a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRENFELL, M. T. The development of the equal temperament scale: Evolution or radical change? Dissertação. Western Connecticut State University, Danbury, Connecticut, September 2005. Disponível em: <http://thesis.grenfellmusic.net/>. Acesso em: 01 mai. 2011.

LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (Org.). Educação na era do

conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 19-62.

LINDSAY, R. B. The story of acoustics. The Journal of Acoustical Society of America, New York, v. 39, n. 4, p. 629-644, abr. 1966.

LINK JR, J. W. Understanding the Two Great Temperaments: Equal and Meantone. Journal of Research in Music Education - The National Association for Music Education,

Reston, VA, v. 13, n. 3, p. 136-146, 1965. Disponível em :<http://www.jstor.org/stable/3343668?origin=JSTOR-pdf>. Acesso em: 26 nov. 2009. eISSN 1945-0095.

MONTEIRO JÚNIOR, F. N.; MEDEIROS, A. J. G. A matematização da corda vibrante no

século XVIII. In: ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 1999, Recife/PE. Atas... Recife: SBEM, 1999a.

______; MEDEIROS, A. J. G. O século XIX e as séries de Fourier. In: ENCONTRO PERNAMBUCANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 1999, Recife/PE. Atas... Recife: SBEM, 1999b.

______ et al. Matemática e música: as progressões geométricas e o padrão de intervalos da escala cromática. Bolema, Rio Claro, ano 16, n. 20, p. 101-126. 2003.

MONTEIRO JÚNIOR, F. N. Somando funções trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro/SP, n. 37, v. 23, 2010. ISSN 1980-4415.

RAICHEL, D. R. The science and applications of acoustics. 2 ed. New York: Springer, 2006. ISBN-10: 0-387-26062-5.

ROEDERER. J. G. Introdução à física e psicofísica da música. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 1998, 312 p.

ROGERS, G. L. Interdisciplinary lessons in musical acoustics: the science-math-music

connection. Music Educators Journal, v. 91, n. 1, p. 25-30, sep., 2004.

ROSSING, T. D. The science of sound. 2 ed. Massachusetts: Addison-Wesley, 1990.

ROSENBLOOM, A. F. High school music studies and social studies: an interdisciplinary approach. Music Educators Journal, v. 90, n. 3, p. 41-45, jan. 2004.

ROSTWOROWSKI, M. Historia del tahuantinsuyo. Instituto de Estudios Peruanos. IEP Ediciones. Lima, 1995.

SCHAFER, R. M. A afinação do mundo - uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução: Maria Trench Fonterrada. São Paulo: Editora da UNESP, 2001. ISBN 85-7139-353-2.

VELENCIA CH AMÉRICO. El siku bipolar altiplanico. Vol. I. Los sikuris y pusamorenos. Con una colección de 35 recopilaciones de música dialogal. Lima: Taller de Música Hatarisun, 1983.

VELENCIA CH AMÉRICO. Los sikuris de la isla de Taquille. Separata del Boletín de Lima. Lima 1981.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

MONTEIRO JÚNIOR, F. N. .; ALBARRACÍN, L. M. M. . Ciência e música nas melodias da zampoña. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 80–91, 2011. DOI: 10.31416/rsdv.v1i2.198. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/198. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Multidisciplinar - Artigos