Tributo às mulheres na ciência: inspirando jovens talentos em Floresta-PE
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1317Palavras-chave:
Mulheres na ciência, Inspiração STEM, História das ciênciasResumo
A trajetória das mulheres na ciência é marcada por descobertas e estudos científicos fundamentais para o avanço da ciência, além disso, sua participação e envolvimento nessa área, é também acompanhada por muita desigualdade de gênero e desvalorização de suas pesquisas. Diante disso, esse projeto desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), teve como objetivo promover a conscientização sobre o papel fundamental das mulheres na ciência através da divulgação de grandes figuras inspiradoras, desconstruir estereótipos sobre a presença feminina na ciência, estimular jovens estudantes a seguir carreira nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) além de disseminar o conhecimento. O projeto apoiou-se em uma abordagem quali-quantitativa. A iniciativa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Floresta e na EREM Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho. Para seu desenvolvimento, o projeto se estruturou em três etapas principais: (1) pesquisa bibliográfica, (2) produção do material didático, (3) pré-teste e realização de palestras e atividades lúdicas (4) pós-teste. Os dados deste projeto foram analisados considerando os seguintes aspectos: os estereótipos relacionados às mulheres na ciência, o nível de conhecimento dos estudantes sobre cientistas mulheres e o impacto do reconhecimento dessas cientistas na motivação dos estudantes. A partir desse trabalho, foi possível concluir que 63,3% não possuíam conhecimento dessas mulheres e através das atividades realizadas foi possível ter um impacto significativo valorizando essas cientistas, visando por uma ciência mais inclusiva, além de motivar estudantes por meio da divulgação de modelos femininos.
Referências
BERTOLDO, Karen Letícia Trindade. Revisão bibliográfica acerca da temática meninas e mulheres na ciência STEM e os obstáculos enfrentados para continuidade da carreira científica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 10., 2024, Campina Grande. Anais... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114746. Acesso em: 13 nov. 2024.
CARVALHO, Débora Jucely. A conquista da cidadania feminina. Revista Multidisciplinar da UNIESP: Saber Acadêmico, v. 11, p. 143-153, 2011.
FECLESC, Nathalia Bezerra. Mulher e universidade: a longa e difícil luta contra a invisibilidade. In: Conferência Internacional sobre os Sete Saberes, 2010. Ministério Público do Estado da Bahia.
FERREIRA, Karolaine Pacheco; GENOVESE, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi. Os desafios das mulheres na ciência: Marie Curie como figura feminina no campo científico. Educação, Ciência e Cultura, v. 27, n. 2, 2022.
KOVALESKI, Nádia Veronique Jourda; TORTATO, Cintia Souza Batista; CARVALHO, Marilia Gomes de. As relações de gênero na história das ciências: a participação feminina no progresso científico e tecnológico. Emancipação, v. 13, n. 3, p. 9-26, 2013.
MELO, Hildete Pereira de; RODRIGUES, Ligia. Pioneiras da ciência no Brasil: uma história contada doze anos depois. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 70, n. 3, p. 41-47, 2018.
NUNES, Joás Murilo et al. “Você conhece uma cientista?”: investigação temática sobre a ausência da história das mulheres na ciência no ensino básico da cidade de Castanhal–PA. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 86211-86221, 2020.
SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? São Paulo: EDUSC, 2001.
SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. A inserção das mulheres na ciência: narrativas de mulheres cientistas sobre a escolha profissional. Linhas Críticas, p. 171-191, 2012.
SILVA, Ariane Guanini da et al. A mulher na ciência: um breve histórico e reflexões sobre políticas e ambiente laboral. Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 3, n. 2, p. 81-94, 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/66085/751375155076. Acesso em: 14 nov. 2024.
SINNES, A. T.; LØKEN, M. Gendered education in a gendered world: looking beyond cosmetic solutions to the gender gap in science. Cultural Studies of Science Education, v. 9, n. 2, p. 343–364, jul. 2012.
SOUTO, Daniela Cruz; SOUTO, Renata Cruz. Importância das iniciativas de inserção de meninas e mulheres na área de STEM no Brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 10, p. 4319-4333, 2022.
VONGALIS-MACROW, A. What it will take to keep women from leaving STEM? Harvard Business Review, 28 set. 2016. Disponível em: https://hbr.org/2016/09/what-it-will-take-to-keep-women-from-leaving-stem. Acesso em: 13 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.