A educação pernambucana em números: notas sobre docências de Ensino Médio na rede estadual

Autores

  • Cristiane Leal Rodrigues de Farias Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Patrícia Formiga Maciel Alves Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1247

Palavras-chave:

Adequação docente, Educação pública, Pernambuco

Resumo

Este artigo discute o tema da adequação docente de professores das diferentes disciplinas do ensino médio na educação pública do estado de Pernambuco. Tratamos desta temática através dos dados da adequação docente, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para produção desse trabalho, realizamos uma setorização do levantamento de dados, seguindo a organização das regionais de ensino, administradas pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, de modo que, os dados levantados consideraram as localidades com regionais de ensino e cujas escolas atendem a maior parte de estudantes da região, o que, por sua vez, demandam maior número de professores. Os resultados mostraram que, em algumas disciplinas, como Língua Portuguesa e Biologia, a adequação docente dos professores da Rede Estadual de Pernambuco se aproxima de 100%, ou seja, a grande maioria dos professores dessas disciplinas, na rede, tem a formação adequada na área. Por outro lado, em disciplinas como Artes, Física, Sociologia e Filosofia, o percentual de adequação é inferior a 10% dos professores em exercício nessas disciplinas, a grande maioria tem formação em outras áreas de conhecimento. Diferenças consideráveis na adequação docente também foram detectadas no estado de Pernambuco, quando comparadas às localidades das escolas, o que, por sua vez, implica desigualdades nas oportunidades educacionais, oferecidas aos estudantes desse estado.

Referências

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

LEAL RODRIGUES DE FARIAS, Cristiane; FORMIGA MACIEL ALVES, Patrícia. A educação pernambucana em números: notas sobre docências de Ensino Médio na rede estadual. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 322–341, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1247. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1247. Acesso em: 8 abr. 2025.