Educação Dialógica e Educação Matemática Crítica: uma vivência com trabalhadores rurais

Autores

  • Carla Saturnina Ramos de Moura Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Vivianni Marques Leite dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Lino Marcos da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • João Carlos Sedraz Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1178

Palavras-chave:

Matemática, Educação Popular, Vídeo educativo, Educação Dialógica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar uma experiência de Educação Matemática com trabalhadores rurais em torno do tema preço de custo da ração da galinha caipira, buscando integrar as contribuições dos referenciais de Paulo Freire e da Educação Matemática Crítica. Metodologicamente, a pesquisa enquadrou-se numa abordagem qualitativa fazendo uso de procedimentos da Etnografia, como o diário de campo, a entrevista semiestruturada e a observação participante, identificando o tema gerador "custo de produção da ração da galinha caipira" no contexto de atividades laborais de produtores de galinhas caipira de uma comunidade rural localizada na cidade de Juazeiro- BA. Como resultado, foi elaborado um vídeo educativo abordando esse tema, utilizando o cenário de investigação da vida real que subsidiou um momento de diálogo com o grupo. A análise da experiência evidenciou contribuições da utilização do tema gerador e cenários de investigação da vida real, aproximando o processo educativo da realidade concreta dos participantes. Isso possibilitou uma prática significativa e emancipadora, baseada no diálogo e na reflexão crítica.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

SATURNINA RAMOS DE MOURA, Carla; CAVALCANTI RAMOS , Jorge Luis; MARQUES LEITE DOS SANTOS, Vivianni; MARCOS DA SILVA, Lino; CARLOS SEDRAZ SILVA, João. Educação Dialógica e Educação Matemática Crítica: uma vivência com trabalhadores rurais. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 522–535, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1178. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1178. Acesso em: 8 abr. 2025.