A Docência em contexto pandêmico e os impactos na subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.1062Palavras-chave:
Criação, Profissão docente, Ensino remoto emergencial, SujeitosResumo
No contexto desafiador da pandemia de COVID-19, o ensino passou por uma transição abrupta do presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), impulsionado pela necessidade de distanciamento social. Este novo paradigma educacional apresenta desafios e oportunidades, especialmente no que diz respeito à formação de professores e à dimensão subjetiva envolvida. O objetivo deste estudo foi entender o ERE, concentrando-se nas estratégias adotadas pelos docentes para enfrentar as adversidades e promover novas abordagens de ensino/aprendizagem. A pergunta orientadora é: Quais são os impactos na condição subjetiva dos professores diante do desafio imposto pelo ERE? Realizamos uma revisão bibliográfica, selecionando 21 artigos de um total de 60 com foco em "práticas pedagógicas no ensino remoto". As fontes utilizadas foram extraídas dos bancos de dados da Scielo, Portal da Capes, Google Acadêmico e Academia.edu. Categorizamos os estudos em ERE na educação básica, no ensino superior e ERE de maneira geral. Utilizando critérios pré-definidos, apresentaremos os achados da categoria ERE de maneira geral em sete artigos. Nossas análises são fundamentadas em estudos teóricos, incorporando perspectivas de Deleuze (1987), Guattari (2012) e Corazza (2013). Esses referenciais contribuem para compreender o processo de criação docente em contexto de ERE numa perspectiva pós-estruturalista, impactando não apenas a prática profissional, mas também a autoimagem e a compreensão do professor enquanto profissional do social.
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