Distúrbios de aprendizagem:
Dislexia, Dislalia E Disgrafia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.31416/cacto.v2i2.379Résumé
O presente trabalho visa refletir, analisar e discutir sobre os distúrbios de aprendizagem que acarretam na dificuldade do indivíduo interagir e adquirir conhecimento em diversos aspectos escolares como: Dislexia que se trata de um distúrbio relacionado à linguagem, afetando tanto a leitura quanto a escrita, a dislalia que está presente na vida do indivíduo que possui alterações na fala ou que tem dificuldade de pronunciar algumas palavras por apresentar problemas nos órgãos fonadores; e a disgrafia, dificuldade referente a escrita visto que o aluno não tem uma caligrafia legível. Deste modo, é necessário a intervenção no processo de ensino e aprendizagem, sendo importante ressaltar a diferença entre distúrbios e dificuldades de aprendizagem.
Références
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010
BALLONE, G. R. (2003). Depressão Infantil. Recuperado em 2003. Disponível em: www.psiqweb.med.br/infantil/depinfantil.html Acesso em: 15 de Jun. de 2022.
BASTOS, Ana Carmen. ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICAS - APPDAE, 2013.
EBERHART, Daiane; CAUDURO, Maria Teresa. Aspectos Relevantes Para Trabalhar Com O Transtorno Da Dislalia. In: Educação física e pedagogia [ebook]: um encontro possível / Organizadoras: Maria Teresa Cauduro, Eliberto Lanza Cavalheiro. – Frederico Westphalen, RS: URI – Frederico Westph, 2013. Disponível em: Frederico Westphalen (uri.br) Acesso em: 10 de Jun. 2022.
FONSECA, Kátia de Abreu. Fundamentos Metodológicos da Educação Especial: Capítulo 8: Conhecendo os transtornos de aprendizagem. 2019. Disponível em: https://docero.com.br/doc/nx0s1n1 Acesso em: 06 de jun. 2022
GARCIA, J. N. Manual de dificuldade de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Houbert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. Pesquisa realizada em: http://www.redalyc.org/redalyc/pdf/848/8480 5805.pdf Acesso em 15 de março de 2018.
MOREIRA, Antônio Flavio. CONHECIMENTO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Campinas. Papirus, 1994.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SANTOS, Euzila Pereira dos. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponível em http://bdm.unb.br/bitstream/10483/12111/1/2015_EuzilaPereiradosSantos.pdf Acesso em 20 de jun. de 2019
SCHIRMER, Carolina R.; FONTOURA, Denise R.; NUNES, Magda L. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem. Jornal de pediatria, v. 80, n. 2, p. 95- 103, 2004.
TOPCZEMWKI, Abram. Aprendizado e- Suas Desabilidades - Como Lidar? São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, 2000.