O Conceito de Saúde Humana na Perspectiva de Estudantes do Ensino Médio

Auteurs

  • Renato Amorim da Silva Professor da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE PE)
  • Anderson Thiago Monteiro da Silva Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ricardo Ferreira das Neves Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV) e Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI :

https://doi.org/10.31416/cacto.v4i2.1145

Résumé

O estudo objetiva analisar a concepção de saúde na perspectiva de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo um estudo descritivo. Os atores sociais foram 36 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Gravatá – PE. Para coleta de dados utilizamos questionário aberto. Para análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin, com formação de categorias. Verificamos que os estudantes associam a ideia de saúde ao equilíbrio alimentar e a ausência de doenças, e como hábitos danosos uma rotina prejudicial. Mais além do que a construção deste conceito, pudemos trazer reflexões para a saúde como um sistema, percebendo que não são atitudes isoladas que levarão a um equilíbrio do corpo saudável.

Bibliographies de l'auteur

Renato Amorim da Silva, Professor da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE PE)

Professor da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE PE)

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico

de Vitória (UFPE - CAV)

Anderson Thiago Monteiro da Silva, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico

de Vitória (UFPE - CAV)

Ricardo Ferreira das Neves, Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV) e Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória (UFPE/CAV)

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Téléchargements

Publiée

2024-12-02

Numéro

Rubrique

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)