É Possível Fazer Filosofia com as Redes Sociais? O Caso do X-Twitter

Auteurs

  • Mauricio Mancilla Universidad Austral de Chile

Mots-clés :

Redes sociais, X-Twitter, Tecnologías digitais, Comunicação.

Résumé

X-Twitter tem se tornado uma singular ágora digital, o epicentro da discussão dos assuntos que marcam tendência na esfera pública, uma espécie de termômetro social e político que pode tanto informar quanto persuadir. Este artigo aborda as seguintes questões: Como o X-Twitter mudou a forma como concebemos e apresentamos publicamente nossas ideias? É possível fazer filosofia através dessa rede social? Para responder a essas questões, primeiro analisaremos sua rápida e frenética evolução, onde hoje se destaca por ser uma das redes sociais de moda. Em segundo lugar, embora as tecnologias digitais possibilitaram novas formas de deliberação, debate e participação cidadã, são apresentados alguns casos que mostram como elas têm propagado o antagonismo social e a fragmentação. E por último, avaliar o potencial e os limites do X-Twitter para fazer filosofia.

Références

AHVA L. y HEIKKILÄ, H. (). Mass, Audience, and the Public. In: WITSCHGE, T. et al. (Eds.). The SAGE Handbook of Digital Journalism. Los Angeles: SAGE Publications, 2016, p. 315-325.

ARISTÓTELES. Política. Tradução de Maria Aparecida de Oliveira Silva. São Paulo: Edipro, 2019.

BRANDWATCH BULLETIN, 2024. https://www.brandwatch.com/blog/most-x-followers/ Acesso em: 26 de julho de 2024.

BRUNS, A. et al. The Arab Spring and Social Media Audiences: English and Arabic Twitter Users and Their Networks. American Behavioral Scientist, v.57, n.7, p. 871-898, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0002764213479374. Acesso em: 26 de julho de 2024.

CHOW, L. y COLGAN, J. How Twitter Was Nearly Called Twitch: Twitter Co-Founder Jack Dorsey on Coming Up with a Name. WNYC News, 18 de julho de 2011. Disponível em: https://www.wnyc.org/story/146115-twitter-co-founder-jack-dorsey-how-his-company-was-nearly-called-twitch/ Acesso em: 26 de julho de 2024.

FABRIS, A. Twitter y la Filosofía. Tradução de Mauricio Mancilla. Valdivia: Ediciones UACh, 2021.

FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios Para uma Filosofia da Fotografia. São Paulo: É Realizações, 2018.

GONZÁLEZ-FERNÁNDEZ-VILLAVICENCIO, N. El #hashtag ya tiene historia. Anuario ThinkEPI, v.8, n.1, p. 326-330, 2014, Disponível em: https://thinkepi.scimagoepi.com/index.php/ThinkEPI/article/view/29601/15708. Acesso em: 26 de julho de 2024.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

HEGEL, G. W. F. Grundlinien der Philosophie des Rechts. Naturrecht und Staatswissenschaft im Grundrisse. Hamburg: Meiner, 2009.

HOUSLEY, W. et al. Interaction and Transformation on Social Media: The Case of Twitter Campaigns. Social Media + Society, v.4, n.1, p. 1-18, 2018, Disponível em: https://doi.org/10.1177/2056305117750. Acesso em: 26 de julho de 2024.

JAIDKA, K. et al. Brevity is the Soul of Twitter: The Constraint Affordance and Political Discussion. Journal of Communication, v.69, n.4, p. 345-372, 2019, Disponível em: https://doi.org/10.1093/joc/jqz023. Acesso em: 26 de julho de 2024.

JOHNSON, M. y WOODCOCK, J. “And Today’s Top Donator is”: How Live Streamers on Twitch.tv Monetize and Gamify Their Broadcasts. Social Media + Society, v.5, n.4, p. 1-11, 2019, Disponível em: https://doi.org/10.1177/2056305119881694. Acesso em: 26 de julho de 2024.

KEMP, S. Digital 2024: Global Overview Report. Disponível em: https://wearesocial.com/es/blog/2024/01/digital-2024/ Acesso em 26 de julho de 2024.

LOUGHLAN, P. et al. Celebrity and the Law. Sydney: Federation Press, 2010.

MURTHY, D. Twitter. Social Communication in the Twitter Age. Cambridge: Polity Press, 2013.

STONE, B. What's Happening? 19 de novembro de 2009. Disponível em: https://www.cnet.com/tech/services-and-software/twitter-now-asks-whats-happening/#google_vignette. Acesso em: 26 de julho de 2024.

SYMONDS, J. How long does a social media post last? The refinery, 2021. Disponível em: https://the-refinery.io/blog/how-long-does-a-social-media-post-last. Acesso em: 26 de julho de 2024.

ŽIŽEK, S. Vivendo no fim dos tempos. Tradução de Maria Beatriz de. Medina. São Paulo: Boitempo, 2012.

Téléchargements

Publiée

2024-08-23

Numéro

Rubrique

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)