Relato de Experiência Docente na Educação de Jovens E Adultos – EJA
“Onde você aprende mais do que ensina”
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.737Palabras clave:
EJA, Aprendizagem, PandemiaResumen
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência desenvolvida na Disciplina Didática do Ensino Superior do Programa de Pós-Graduação em Formação e Práticas e Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco – UPE. Tem como objetivo apresentar uma das muitas experiências pedagógica/profissional que tive à frente das turmas de Educação de Jovens e Adultos - EJA (1ª e 2ª fases) no ano de 2020, enfatizando as dificuldades enfrentadas por esses estudantes no início da pandemia. Cenário esse que deixou ainda mais evidente essa situação de grandes carências na educação básica e na formação de professores para nela atuar. O relato ao qual me detenho aconteceu na Escola Municipal Santa Terezinha, situada no Bairro Dom Avelar, periferia da cidade de Petrolina –PE.
Citas
DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Renata Gaspar. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GATTI, B.A. Formar professores no Brasil: contradições, políticas e perspectivas. In: SANGENIS, L.F.C, OLIVEIRA, E.F.R., and CARREIRO, H.J.S. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. Pesquisa em educação / Formação de professores séries, pp. 163-176. ISBN 978-85-7511-484-1
BRASIL. Congresso Nacional. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014 ? Plano Nacional de Educação 2014 – 2024. Brasília, 2014.
EPISÓDIO 02 – Desafios do Ensino – Santa Escuta. https://youtu.be/BzTWqEVQ4aE