Protagonismo estudantil e participação na escola secundarista em Pernambuco:
Entre o direito e a tutela
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.736Palabras clave:
Protagonismo estudantil, direito à participação, direitos infantoadolescentesResumen
Este texto traz um recorte dos dados do projeto de Iniciação Científica intitulado “Participação e protagonismo estudantil na escola: o que diz o direito pronunciado?”, pretendendo comunicar, parcialmente, os dados levantados no âmbito desta pesquisa, sem esgotá-los, mas produzir uma reflexão crítica sobre a micropolítica escolar que reverbera a política educacional de participação e protagonismo proposta pelo estado de Pernambuco. Trata-se de um estudo documental de caráter qualitativo situado em duas Escolas de Referência em Ensino Médio na cidade de Petrolina-PE, analisadas a partir da análise de conteúdo. Os dados documentais permitiram concluir que o direito pronunciado nas políticas educacionais do estado de Pernambuco, garante aos infantoadolescentes à liberdade, expressão e participação estudantil, mas é limitado em sua execução graças à mediação estabelecida por uma parceria público-privada que promove um modelo de protagonismo associados aos ditames do mercado. Assim, consideramos tal experiência como um protagonismo tutelado, voltado para o empreendedorismo e para inserção dos estudantes no mundo do trabalho.
Citas
AMARAL, Lucas Paes. As infâncias e o direito à Cidade: protagonismo e participa¬ção num movimento social por moradia. In: NASCIMENTO, José Almir; SILVA, Anderson Rafael. Infâncias: textos e contextos. Petrolina: Oxente, 2022. p. 46-62.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Persona, 1977.
BOTLER, Alice Mirian Happ; NASCIMENTO, José Almir do. Escola e democracia: entre políticas e práticas. Curitiba: Appris, 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988. Brasília: Senado Federal. Disponível em: https://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Brasília: Senado Federal. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/559134.
CARVALHO, José Murilo. Brasileiro: Cidadão? Revista do Legislativo. Belo Horizonte-MG, n. 23, p. 32-39, jul-set, 1998.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (Coleção Sociologia). Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
ICE-BRASIL. Caderno do protagonista - clubes de protagonismo: ensino médio. Recife: Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, 2018.
INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO (ICE). A história do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação nasceu de um “acaso” e da trajetória de retomada do ensino de qualidade em Pernambuco. Recife, c2021. Disponível em: https://icebrasil.org.br/sobre-o-ice/. Acesso em: 07 jul. 2023.
MAGALHÃES, Marcos. A juventude brasileira ganha uma nova escola de Ensino Médio: Pernambuco cria, experimenta e aprova. São Paulo: Albatroz/ Loqüi, 2008.
MENDONÇA, Valéria Nepomuceno Teles de. Os movimentos sociais pela promoção e garantia dos direitos humanos das crianças e dos adoles¬centes. In: MIRANDA, Humberto (org.). Crianças e Adolescentes: do tempo da assistência à era dos direitos. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010.
NASCIMENTO, José Almir do. A educação como proteção integral à criança e ao adolescente. Curitiba: CRV, 2020.
NASCIMENTO, José Almir do; MARQUES, Luciana Rosa Marques. A efetivação do direito à educação de qualidade como ação do Ministério Público de Pernam¬buco. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 47, e239022, p. 1-20, 2021.
NASCIMENTO, Nathalie Costa; RAMOS, Mário Emmanuel de Oliveira. NASCIMENTO, José Almir do. Participação e protagonismo na escola: entre o direito pronunciado e a prática escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Petrolina: Universidade de Pernambuco, 2023.
PERNAMBUCO. Lei nº 12.280, de 11 de novembro de 2002., dispõe sobre a Proteção Integral aos Direitos do Aluno. Recife: Assembleia Legislativa de Pernambuco. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=2385&tipo=#:~:text=%C3%89%20direito% 20do%20aluno%20ter,idade%2C%20no%20Ensino%
PERNAMBUCO. Programa de Educação Integral. Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008, Cria o Programa de Educação Integral, e dá outras providências. Recife: Assembleia Legislativa de Pernambuco. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=5148& tipo=TEXTOATUALIZADO
PORFÍRIO, Pablo Francisco. História da trajetória da assistência às crianças e aos adolescentes no Brasil. In: MIRANDA, Humberto. Quer um conselho: a trajetória dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelares no Brasil. Recife: Liceu, 2013. p. 19-26.
SCHULTZ, Theodore. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.