Um Educar para a liberdade atada nas mangas da felicidade:

A filosofia de Tobias Barreto e sua aplicabilidade para o Ensino de Filosofia

Autores/as

  • Vívian Daísa Oliveira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v3i1.532

Palabras clave:

Tobias Barreto, Liberdade, Felicidade, Ensino de filosofia, Filosofia Brasileira

Resumen

A humanidade pode conhecer a liberdade? Se a resposta for positiva é possível remodelar o questionamento e pensar se essa liberdade alcançada pode nos levar ao caminho que conduz à felicidade. De uma ótica docente parece quase intuitivo questionar como tais definições se relacionam com a educação. E ainda mais, o que o sentido de liberdade enquanto atrelada à felicidade pode somar para o ensino de filosofia. Levando em consideração que a “liberdade” e “vida feliz” são temáticas presentes na vida dos jovens brasileiros contemporâneos, parece de extrema importância e de cunho filosófico, tentar definir o que são e como podem ser aplicadas na vida. Por isso, admitindo o paradigma hermenêutico e por se tratar de uma pesquisa teórica e bibliográfica, o presente artigo pretende, desde uma perspectiva do ensino de filosofia no Brasil, e mais especificamente em Pernambuco, investigar o sentido de liberdade e como esse sentido, quando atrelado à felicidade, pode funcionar como um combustível para que alunas, alunos e alunes entrem em contato com a filosofia da melhor maneira possível. Para tal feito, escolhe-se aqui a obra Discurso em Mangas de Camisa (1877/1879) de um autor brasileiro e nordestino, o filósofo sergipano de nascença e recifense de coração, Tobias Barreto (1839-1889).

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Publicado

2023-05-05

Número

Sección

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)