A Filosofia e seu ensino:
Caminhos para a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.31416/cacto.v4i1.975Keywords:
Interdisciplinaridade, Ensino de Filosofia, Abordagem TemáticaAbstract
No contexto da educação básica da rede pública estadual do Acre são recorrentes os discursos acerca da interdisciplinaridade no ensino de filosofia, porém no campo prático as experiências e práticas que levam em consideração o diálogo da filosofia com as diversas áreas do saber é limitado, às vezes inexistente. Ainda que haja previsão legal e formal da abordagem interdisciplinar no fazer pedagógico, a sua efetivação ainda constitui um desafio que precisa ser superado. Este é o cenário propício de nossa investigação e que nos move a querer contribuir para a alteração deste quadro atual. A presente pesquisa delimita-se a analisar as possíveis possibilidades de diálogo da filosofia com outras ciências. Essa pesquisa se dará por meio da revisão bibliográfica. Ao tratarmos da interdisciplinaridade na filosofia analisaremos, também, a utilização da abordagem temática por consideramos esta como a metodologia de ensino que proporciona as melhores condições para o estabelecimento de conexões entre a filosofia e as demais formas de conhecimento. Nosso intento é contribuir com a discussão já existente sobre a interdisciplinaridade no ensino de filosofia, a partir leituras fomentadas pela disciplina filosofia do ensino de filosofia do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) ministrada pelo professor João da Silva Lima.
References
ANTUNES, R. O caráter polissêmico e multifacetado do mundo do trabalho. Trabalho, Educação e Saúde, [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. DOI: 10.1590/S1981-77462003000200004. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1925. Acesso em: 5 jan. 2024.
BOULOS J. A. Multiversos: populações, territórios e fronteiras. 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
______. Decreto nº5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm Acesso em: 14 jan. 2024.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 31 dez. 2023.
______. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 31 dez. 2023.
______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 31 dez. 2023.
______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências humanas e suas tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 31 dez. 2023.
______. Orientações Curriculares Complementares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211 Acesso em: 05 jan. 2024.
______. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_98.pdf Acesso em: 31 dez. 2023.
______. Resolução CNE/CEB n.º 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN62012.pdf?query=diretrizes%20curriculares%20complementares Acesso em: 14 jan. 2024.
______. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN12021.pdf?query=vida%20escolar Acesso em: 12 jan. 2024.
BAZARIAN, J. O problema da verdade: teoria do conhecimento. 4. ed., São Paulo: Alfa-Omega, 1994.
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. – (Coleção Ensino de Filosofia)
GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: UNIJUÍ, 2004.
GALLO, S. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2016.
GOVERNO DE ESTADO DO ACRE, Secretaria de Estado de Educação. Currículo de Referência Único do Acre. Disponível em: https://novocurriculoacre.wixsite.com/curriculoacre/ Acesso em: 12 jan. 2024.
______. Série Cadernos de Orientação Curricular: Orientações Curriculares para o Ensino Médio/Caderno 1 – Filosofia. Rio Branco, 2010.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2 ed., Campinas: Papirus, 1995.
HEEREN, M. V.; SILVA, M. L. da. O princípio de autonomia dos institutos federais e sua política educacional em oposição à reforma do ensino médio. Jornal de Políticas Educacionais. v. 13, n. 10, 2019.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Imago: Rio de Janeiro, 1976.
ROMEIRO, J. [et al.]. Diálogo – Ciências Humanas e Sociais aplicadas. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas/area-de-conhecimento/ciencias-humanas-e-sociais/dialogo Acesso em: 12 jan. 2024.
SILVA, C. J. R. Institutos Federais: lei 11.892, de 29/12/2018, comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009.