Currículo: um recorte analisado historicamente na ação do Estado

Autores

  • Tiago José Manuel Instituto Federal do Sertão de Pernambuco
  • Rosnelli M.A Moreira

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.442

Resumo

Este artigo aborda uma análise histórica do currículo brasileiro e investiga como a fragmentação dos conteúdos tem interferido na qualidade do ensino ofertado e utiliza a base do Scielo português para encontrar artigos sobre o assunto. A busca por uma educação de qualidade é tópico de todas campanhas políticas e apoiadores das mesmas, também a idealizam, mas esta visão é tendenciosa para interesses próprios ou de merchandising, o que limita parte da prática educativa para atender a estes e também a demanda do mercado de trabalho, fatores que dividem os saberes de acordo com a necessidade do momento vivenciado pela comunidade escolar. O ensino integrado surge como forma de mudança desta realidade, quando adota a pedagogia marxiana que tenta mitigar a luta de classes e oportunizar todos igualmente na concorrência por espaço na disputa pelos postos de trabalho.    

 

Palavras-chave: Classe dominante. Omnilateralidade. Qualidade de ensino. Mercado de trabalho.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

MANUEL, T. J.; MOREIRA, R. M. Currículo: um recorte analisado historicamente na ação do Estado . Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 493–500, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.442. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/442. Acesso em: 3 out. 2024.