Matemática financeira aplicada: criando soluções educacionais na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Nátaly Suênia Mendonça da Silva Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Allysson Macário de Araújo Caldas Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Luís Gomes de Moura Neto Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1348

Palavras-chave:

Educação financeira, BNCC, Integração, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este estudo examina a incorporação da Matemática Financeira na Educação Profissional e Tecnológica, com ênfase no Curso Técnico Integrado em Contabilidade. Com o aumento da procura por produtos e serviços no Brasil, aliado ao fácil acesso ao crédito, a Matemática Financeira torna-se crucial para a compreensão de conceitos como juros, descontos, financiamentos e investimentos. A Base Nacional Comum Curricular de 2017 incluiu a Educação Financeira como tema transversal, o que motivou a elaboração de um e-book como ferramenta para facilitar o ensino dessas matérias nos cursos técnicos. O presente estudo visa avaliar a utilização de um e-book com o objetivo de integrar a Matemática e a Educação Financeira dentro do ambiente de ensino do Curso Técnico Integrado em Contabilidade. Este recurso pedagógico (e-book) foi criado com base em uma pesquisa realizada com estudantes do Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa. Os resultados demonstraram a necessidade de uma abordagem mais eficaz no ensino conjunto dessas disciplinas, especialmente após os desafios de aprendizagem acentuados pela pandemia de COVID-19. O e-book foi desenvolvido com uma linguagem acessível e interativa, tratando de temas como reserva de emergência e investimentos. Após a apresentação do e-book aos estudantes, eles foram instruídos sobre seu uso e estudo, seguido por uma avaliação em um encontro posterior para validação do recurso educacional. Essa avaliação foi realizada por meio de um questionário, verificando sua contribuição para o entendimento matemático e financeiro, além de fomentar interesse e motivação nos alunos. Este estudo destaca não apenas a importância da Educação Financeira, mas também introduz uma ferramenta inovadora que pode ser aplicada em outros contextos educacionais, promovendo a formação integral dos estudantes.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

SILVA, Nátaly Suênia Mendonça da; CALDAS, Allysson Macário de Araújo; MOURA NETO, Luís Gomes de. Matemática financeira aplicada: criando soluções educacionais na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 89–104, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1348. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1348. Acesso em: 8 abr. 2025.