Planos de aula no portal do professor: estratégias de abordagem em educação climática

Autores

  • Lucilene Batista de Meneses Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisca Ranielly de Brito Macêdo Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Priscila Orlandini Universidade de São Paulo (USP)
  • Rayane de Tasso Moreira Ribeiro Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i1.1329

Palavras-chave:

Educação climática, Estratégias de ensino, Plataforma colaborativa de ensino, Tecnologias educacionais

Resumo

A Educação Ambiental é uma área considerada como tema contemporâneo transversal, o que demanda o desenvolvimento de múltiplas competências e saberes. Dentro da Educação Ambiental, destaca-se aqui especialmente as questões relacionadas com as mudanças climáticas, que ganharam importante relevância nos últimos tempos no tocante à conservação da biodiversidade e temas afins. Em relação à prática pedagógica docente, considera-se fundamental que o professor planeje suas ações através, especialmente, de planos de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou analisar planos de aula relativos à Educação Ambiental produzidos por diferentes professores de Ciências e Biologia e disponibilizados na plataforma virtual intitulada “Portal do Professor”, uma plataforma digital vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Para tanto, foram selecionados 80 planos de aulas deste portal através da busca por termos-chave e estrutura analisada com base em literatura de referência. O percurso metodológico analisou os planos de aula publicados no período de 2012 a 2022. Verificou-se que os professores seguem um padrão pré-estabelecido para criação e postagem dos planos. Além disso, observou se um predomínio de aulas expositivas, com ou sem recursos audiovisuais. O Portal do Professor constitui uma importante fonte de recursos pedagógicos, embora relativamente desatualizado e não disponibilizando planos recentes (dos últimos 2 anos) dentro da temática de Educação Ambiental.

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

BATISTA DE MENESES, Lucilene; RANIELLY DE BRITO MACÊDO, Francisca; ORLANDINI, Priscila; DE TASSO MOREIRA RIBEIRO, Rayane. Planos de aula no portal do professor: estratégias de abordagem em educação climática. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], p. 152–165, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i1.1329. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1329. Acesso em: 8 abr. 2025.