O Espírito da Música na Tragédia G´rega em F. Nietzsche

Autores

  • Marcelo Martins Kretsch

DOI:

https://doi.org/10.31416/cacto.v1i2.269

Palavras-chave:

Coro, Dionísio, Nietzsche, Tragédia

Resumo

A presente pesquisa tem por intuito apresentar, dentro do pensamento de Friedrich Nietzsche (1844- 1900), qual o papel que o coro trágico desempenha em sua filosofia na obra O nascimento da Tragédia: Helenismo ou Pessimismo (1872). Deste modo, busca-se a partir dos princípios gregos, apolíneo e Dionisíaco, que segundo Nietzsche desempenham um papel fundamental na constituição do mundo das artes, explicitar qual o papel do coro na tragédia grega. Assim, o artigo contém uma breve introdução acerca da temática da música dentro da filosofia de Nietzsche seguido por uma análise do papel do coro na tragédia grega, tendo por objetivo final, demonstrar que, de acordo com Nietzsche, além do coro trágico ser caracterizado por ser a própria expressão da voz de Dionísio, relacionado ao Uno- primordial, ele desempenha um papel de transfiguração a partir do rompimento com o princípio de individuação e, consequentemente, assim, de aceitação perante a tragicidade imposta pela vida.

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Publicado

2021-09-02

Edição

Seção

Artigos Transdisciplinares (Fluxo Contínuo)