https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/issue/feed Revista Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online 2024-12-02T04:36:33+00:00 Gabriel Kafure da Rocha revistacactoifsertao@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista de Filosofia<strong> Cacto - Ciência, Arte, Comunicação em Transdisciplinaridade Online ISSN 2764-1686 </strong>é um periódico que publica manuscritos de Doutores, Mestres, Especialistas e alunos de Ensino Médio em parceria com seus professores e orientadores.</p> https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1144 François Dagognet: Verbete - Agronomia 2024-08-22T17:36:59+00:00 João Ricardo Rodrigues Coelho joao.ricardo1@aluno.ifsertao-pe.edu.br 2024-08-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1386 A Filosofia Do Vinho 2024-12-02T04:19:33+00:00 Viviane Kelly de Lira Quintas viviane.quintas@aluno.ifsertao-pe.edu.br <p>O vinho é uma bebida alcoólica&nbsp; proveniente do mosto de uvas. Bebida esta que atravessou civilizações, carregada de&nbsp; história e tradições, cercada de mistérios e reflexões. Bebida dos Deuses, usada também em ritos religiosos, como também de forma medicinal. Mas principalmente utilizada para alegrar a alma, trazer à tona questões sobre a vida, a existência, o ser e a própria razão sobre alguns conceitos. Traz consigo polêmicas acerca de seu caráter, se apenas uma bebida alcoólica ou um bebida nobre que eleva os sentidos e os saberes. Tudo depende da&nbsp; ótica, das experiências que temos com esta bebida, da realidade ao qual a pessoa está submetida. O vinho tem&nbsp; tanta história, cultura e ao mesmo tempo carrega contemporaneidade, traz consigo tanto saber, formas, aromas e sabores, que nos leva a refletir sobre a razão, a&nbsp; consciência e o ser do vinho. Qual seria a filosofia do vinho? De fato é preciso preservar o vinho, de formas sustentáveis , para que os saberes contidos em cada garrafa se expressem por gerações.Cada vinho é único , assim como as pessoas que os escolhem como bebida.</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1388 Tratado da fenomenologia do Vinho 2024-12-02T04:32:39+00:00 Michele da Costa Oliveira michele.oliveira@aluno.ifsertao-pe.edu.br <p>A ideia e função desse trabalho é enaltecer a complexa relação e composição cognitiva atribuída ao vinho e seus aspectos mais complexos, entendermos uma parte do processo que se forma ao abordamos o vinho sob a luz da filosofia, buscar atribuir suas características e atribuir suas virtudes e utilidades ao homem, de forma gradativa e intrínseca desse aglomerado de informações, e demonstrar que o vinho não promove somente o embriagamento mas também uma série de sensações.</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1387 O Êxtase da Embriaguez 2024-12-02T04:26:50+00:00 Gabriel Silva Torquato gabriel.torquato@aluno.ifsertao-pe.edu.br <p>Este artigo mergulha na análise do capítulo <em>Ser e Embriagar-se</em>, presente no livro <em>Bebo logo Existo</em>, escrito por Roger Scruton; a fim de compreender a relação entre o embriaguez pelo álcool e a vivência humana em profundidade.Scruton investigou a possibilidade de que o vinho possibilite uma compreensão mais profunda da realidade quando ingerido com moderação e discernimento.A partir de uma análise minuciosa do conteúdo textual, este artigo busca desvendar os argumentos do filósofo bem como suas consequências para os campos da filosofia da mente e da ética.&nbsp;</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1389 O vinho e o lamento 2024-12-02T04:36:33+00:00 Mirian Gomes Cruz miriam.gomes@aluno.ifsertao-pe.edu.br <p>O beber do vinho é discutido desde os primórdios da civilizações. O ato de beber vinho tem registros históricos datados de mais de 7000 anos a.C. A prática de embriagar-se nunca foi bem-visto pela sociedade, independentemente da época que ocorra, a própria bíblia sagrada condena o ato de embriagar-se, mas não o ato de consumir bebidas com responsabilidade. Scruton mosta sentido do vinho para a ética e moral, buscando uma compreensão mais profunda da existência do ser humano, ele consegue mostra a importância de termos claro em nossas vidas a moral e a ética. O beber do vinho sempre será condenado por uns e aclamados por outros.</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1143 Science Education Mediated by the Art-Science Axis 2024-08-22T01:36:30+00:00 Anderson Thiago Monteiro da Silva anderson.monteiro@ufrpe.br Renato Amorim da Silva renato.asilva@professor.educacao.pe.gov.br Ricardo Ferreira das Neves ricardo.fneves2@ufpe.br <p style="font-weight: 400;">This study sought to analyze the academic production linked to the Art-Science scenario in the annals of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC). To do so, were analyzed the productions in the annals of all available editions from the 1st to the 12th. The articles were searched through the term “art”, therefore only those that contemplate the Art-Science axis have been selected for analysis. The articles of interest selected for the study were carefully examined to capture information, especially the scientific and artistic aspects involved, and they were subsequently submitted to Statistical Implicative Analysis to establish an inference of possible relations of implication between variables. From the analyses, it was possible to verify a significant diversity of artistic expressions being linked to teaching and learning of scientific themes, mainly in the fields of Biological Sciences, Chemistry and Physics. Based on the results, it is possible to affirm that the intersections between Art and Science significantly contribute to teachers and students at different educational levels. Furthermore, it can be inferred that Art-Science axis constitutes a fertile field for developing research in Science Education.</p> 2024-08-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1097 É Possível Fazer Filosofia com as Redes Sociais? O Caso do X-Twitter 2024-08-12T07:44:59+00:00 Mauricio Mancilla mauriciomancilla@uach.cl <p>X-Twitter tem se tornado uma singular ágora digital, o epicentro da discussão dos assuntos que marcam tendência na esfera pública, uma espécie de termômetro social e político que pode tanto informar quanto persuadir. Este artigo aborda as seguintes questões: Como o X-Twitter mudou a forma como concebemos e apresentamos publicamente nossas ideias? É possível fazer filosofia através dessa rede social? Para responder a essas questões, primeiro analisaremos sua rápida e frenética evolução, onde hoje se destaca por ser uma das redes sociais de moda. Em segundo lugar, embora as tecnologias digitais possibilitaram novas formas de deliberação, debate e participação cidadã, são apresentados alguns casos que mostram como elas têm propagado o antagonismo social e a fragmentação. E por último, avaliar o potencial e os limites do X-Twitter para fazer filosofia.</p> 2024-08-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1142 Tridimensionalidade dos Corpos Abjetos: Uma Tentativa de Aproximação entre Julia Kristeva e Nancy Fraser 2024-08-22T01:37:03+00:00 Roberto Mendes robertosantos@ufpi.edu.br Ana Carolina Santos Cavalcante robertosantos@ufpi.edu.br <p>O principal locus deste pequeno trabalho reflexivo é lançar mão das categorias de corpos abjetos de Julia Kristeva e reconhecimento da diferença em Nancy Fraser na tentativa de aproximar tais concepções para pensar à luz do horizonte político, com tal análise buscamos aproximar o pensamento político de reconhecimento de Nancy Fraser com o da Júlia Kristeva no diz respeito aos corpos abjetos, com menção à Judith Butler.</p> 2024-08-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/665 Ecstatic States and Visionary Art: from Metaphysical Realms to Aesthetic Creation 2024-06-23T00:58:25+00:00 Jan Clefferson Costa de Freitas jan.freitas.095@ufrn.edu.br <p style="font-weight: 400;">The primary aim of this article is to establish a connection between expanded states of perception and aesthetic activity through a philosophical analysis of Aldous Huxley's psychedelic writings compiled in the work <em>Moksha</em>, alongside the ideas presented by Laurence Caruana in the <em>Manifesto of Visionary Art</em>. The specific objectives of this study are as follows: a) To present the psychedelic experience — whether spontaneous, induced, pharmacological, or natural — as a generative principle of the creative movement among visionary artists; b) To demonstrate the principal methods that, as anticipated by thinkers Huxley and Caruana, facilitate immersion in transcendental realities; c) To discuss the constituent elements of the visionary universe, such as light, transfigurations, figures from the imaginary, folklore, and world religions, as sources of artistic creativity; d) To describe how, through an aesthetic examination of the paintings of Hieronymus Bosch, William Blake, and Gustav Moreau, the transfiguration of suprasensible horizons into sensible forms is realized. The methodologies applied in developing this framework include creative writing, close reading, and phenomenological experimentation, followed by a review of specialized literature produced over the past sixty five years, from 1959 to 2024. In conclusion, the author intends to highlight the extent to which extraordinary activities of consciousness — whether ecstatic, oneiric, hypnagogic, or exceptional — are indispensable phenomena for the creation of visionary art throughout history, with particular emphasis on the contemporary period.</p> 2024-08-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1150 Contribuições do Ensino Lúdico no Ensino de Língua Inglesa para Crianças 2024-10-08T22:09:29+00:00 STEFANY DE ARAÚJO OLIVEIRA stefanyaraujooliveira01@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho tem por objetivo principal investigar e discutir a contribuição da prática lúdica no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças, a fim de promover o desenvolvimento de um ensino não só atrativo, mas também significativo e eficaz de forma que o ensino se aproxime mais do universo da criança. Para isso, recorremos aos estudos de Vygotsky (1991), Piaget (1971) e Kishimoto (2002), dentre outros. Em seguida, discutimos a prática lúdico por meio de cinco atividades no ensino de língua inglesa para crianças com faixa etária entre cinco e sete anos de um cursinho de Inglês da cidade de Serra Talhada para mostrar que a abordagem lúdica contribui não somente com o aprendizado de Língua Inglesa, mas também no desenvolvimento social, inter-social, pessoal e sensorial da criança.</span></p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/cacto/article/view/1145 O Conceito de Saúde Humana na Perspectiva de Estudantes do Ensino Médio 2024-10-09T15:27:43+00:00 Renato Amorim da Silva renato.asilva@professor.educacao.pe.gov.br Anderson Thiago Monteiro da Silva anderson.monteiro@ufrpe.br Ricardo Ferreira das Neves ricardo.fneves2@ufpe.br <p>O estudo objetiva analisar a concepção de saúde na perspectiva de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo um estudo descritivo. Os atores sociais foram 36 estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Gravatá – PE. Para coleta de dados utilizamos questionário aberto. Para análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin, com formação de categorias. Verificamos que os estudantes associam a ideia de saúde ao equilíbrio alimentar e a ausência de doenças, e como hábitos danosos uma rotina prejudicial. Mais além do que a construção deste conceito, pudemos trazer reflexões para a saúde como um sistema, percebendo que não são atitudes isoladas que levarão a um equilíbrio do corpo saudável.</p> 2024-12-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Cc-By